Até o presente momento não se sabe a causa específica da síndrome do intestino irritável (SII) e porque algumas pessoas apresentam maior sensibilidade intestinal que outras. Tem sido muito estudado sobre a relação do eixo intestino-cérebro e como um pode afetar o funcionamento do outro e vice-versa podendo haver uma influencia devido ao stress psicológico nos sintomas.
Uma das alternativas de tratamento na SII é a dieta FODMAPs, uma intervenção de curto prazo com baixa ingestão de alimentos contendo FODMAPs ("low fodmap diet"-LFD) com a exclusão de determinados alimentos que, posteriormente, após o alívio dos sintomas devem ser reintroduzidos de forma estruturada. É importante que essa intervenção seja acompanhada por um profissional habilitado durante todo o período de tratamento.
O quê são FODMAPs?
São alimentos compostos por carboidratos de cadeia curta fermentáveis que os humanos não são capazes de digerir e/ou absorver adequadamente. São encontrados naturalmente em muitos alimentos e aditivos alimentares. Veja abaixo o por quê da palavra FODMAP:
Fermentable Fermentável: processo que as bactérias intestinais fermentam carboidratos não digeríveis produzindo gases Oligossacarideos Galacto-oligossacarídeos e frutanos - leguminosas, cebola, alho
Dissacarideos Lactose - encontrada em produtos lácteos como leite, queijos macios e iogurtes
Monossacarídeos Fructose - encontrado no mel, maçãs, xarope de frutose, etc.
And
Polióis Sorbitol e Manitol - Encontrados em algumas frutas e vegetais e usados como adoçantes artificiais.
Entenda o quê acontece quando comemos FODMAP?
Os FODMAPs são encontrados em uma ampla variedade de alimentos, e a maioria das pessoas ingere alimentos ricos em FODMAPs todos os dias sem problemas. Quando os FODMAPs são ingeridos, eles se movem lentamente pelo intestino delgado, atraindo água. Quando atingem o intestino grosso, as bactérias intestinais usam os FODMAPs como fonte de combustível para sobreviver. As bactérias fermentam rapidamente os FODMAPs, produzindo gás como resultado.
O resultado desse aumento de retenção de água, fermentação e produção de gás podem causar sintomas como dor e distensão abdominal, diarreia, borbulhamento, fezes soltas etc.
Os alimentos FODMAPs causam Síndrome do Intestino Irritável (SII)?
SII é uma síndrome e não uma doença e FODMAPs não causam SII porém o consumo de alimentos FODMAPs induz sintomas em pessoas com SII (isso foi demonstrado em um estudo cruzado duplo-cego e estudos de ressonância magnética).
Um estudo* que comparou o consumo do FODMAPs em pessoas com e sem SII, observou que ambos os grupos produziram a mesma quantidade de gases, entretanto, as que não tinham SII não apresentaram sintomas como as que tinham SII.
A restrição de alimentos Fodmaps melhora os sintomas de SII?
Estudos mostram que ~60-70% dos pacientes relatam melhora em uma série de sintomas: menor intensidade da dor abdominal, redução do inchaço abdominal e maior satisfação com o hábito intestinal.
O tratamento Fodmaps é o melhor tratamento para SII?
Foi demonstrado que dieta low FODMAPs é superior a outras dietas para melhorar os sintomas gerais da SII até o momento, mas não é a única opção para o gerenciamento da SII.
Como pode existir influência psicológica nos sintomas (eixo intestino-cérebro) outras alternativas tem sido investigadas: hipnoterapia, hatha yoga, terapia cognitivo comportamental (TCC) que funciona bem para pessoas refratárias.
Porque os alimentos devem ser reintroduzidos?
É uma dieta bem restritiva e seu uso prolongado é desnecessário. Além disso, restrições alimentares à longo prazo podem influenciar no comportamento social, prejudicar a microbiota intestinal, aumentar a ansiedade alimentar ou até mesmo ser predisposição para desenvolvimento de transtorno alimentar.
Algumas razões para a reintrodução de FODMAPs:
Nem todas as FODMAPs funcionam da mesma forma, então dependendo do seu sintoma a reintrodução de alguns alimentos pode até ajudar a melhorar seus sintomas
FODMAPs são geralmente bons e uma alimentação com alta quantidade de alimentos FODMAPs age como uma forma de prebióticos no seu intestino, aumentando as bactérias boas como as bifidobactérias e também aumenta a produção de butirato, um composto com propriedades anti-inflamatórias.
A reintrodução vai te ajudar a encontrar o equilíbrio e te dar confiança nos alimentos. Após a reintrodução voce vai conseguir ter uma alimentação variada e ao mesmo tempo conseguir gerenciar seus sintomas.
Quem deve seguir uma dieta FODMAP?
Uma dieta FODMAP destina-se a pessoas com SII diagnosticada clinicamente e em algumas outras condições em que há inflamação do sistema digestivo como supercrescimento bacteriano. Existem muitas condições com sintomas semelhantes aos da SII, como doença celíaca, doença inflamatória intestinal, endometriose e câncer de intestino. Você não deve se auto-diagnosticar com IBS. Em vez disso, consulte um médico que avaliará seus sintomas, executará todos os testes necessários para descartar outras condições e fornecerá um diagnóstico claro de SII, encaminhará para a nutricionista que abordará o tratamento nutricional podendo e possível aplicação da dieta fodmaps.
Está com desconfortos gastrointestinais ou já foi diagnosticado?
REFERÊNCIAS:
Sheperd, et al. 2008 CGH 765-771. Major et al Gastroenterology 2017; 152:124-133
McRorie, J. et al. Regulatory toxicology and pharmacology 31.1 (2000): 59-67
Yao, Chu Kion, et al. Journal of Human Nutrition and Dietetics 27 (2014): 263-275
Murray et al 2014 AJG; Staudacher et al 2014 Nat Rev
Commenti