top of page

Intolerância à lactose - tudo o que você precisa saber


Hoje, vamos esclarecer passo a passo o que é a intolerância à lactose e todas as dúvidas relacionas para que não haja mais nenhuma confusão nesse tema.

Primeiro de tudo

Intolerância à lactose não tem nada a ver com alergia ao leite.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Uma tem a ver com digestão do carboidrato e a outra com o reconhecimento de proteína pelo sistema imune e uma resposta exagerada.

A lactose é um carboidrato dissacarídeo (galactose+glicose) que quando ingerido precisa ser digerido, isso é, separadas em galactose e glicose para serem absorvidas, e quem faz esse trabalho é uma enzima chamada lactase, produzida pelo nosso organismo lá nas células intestinais.

A enzima responsável pelo quebra do carboidrato lactose é a enzima lactase.

Acontece que, ao longo da vida a produção dessa enzima pode diminuir ou até mesmo cessar, e isso tem muito a ver com sua genética mas também com a eliminação total dos alimentos que contenham o carboidrato lactose por um longo período de tempo. Atualmente é estimado que em torno de 65% da população global tem uma capacidade reduzida de digerir a lactose após a infância.


Já na alergia ao leite de vaca, o sistema imunológico do indivíduo entende erroneamente que a proteína do leite é um invasor e que precisa atacá-lo, gerando assim resposta imunológica exagerada. Isso não significa que leite faz mal, apenas significa que o sistema imune desta pessoa está gerando uma "reação exagerada” no reconhecimento desta proteína, causando assim um processo inflamatório. Neste caso, o adequado é a exclusão e substituição do leite de vaca e seus derivados. A alergia ao leite de vaca é mais frequente nos primeiros anos de vida.


Quais são os alimentos que contém o carboidrato lactose?

Leite, seus derivados e preparações culinárias que usam o leite e seus derivados como ingredientes como creme de leite, leite condensado, requeijão, queijo, sorvete, manteiga, iogurtes, whey protein, bolos, tortas, chocolates....


Todos esses alimentos contêm lactose, porém, em quantidades distintas.

O leite é o alimento com maior conteúdo de carboidrato seguido pelos alimentos como queijo fresco, ricota, requeijão... Já os alimentos fermentados como o iogurte e queijos maturados têm menor quantidade de lactose devido ao processo de fermentação em que o "acúcar" é usado como substrato para os microorganismos. Os alimentos mais gordurosos como a manteiga, contém muito pouco ou nada de lactose, dependendo da sua composição e marca, mas geralmente a composição é ~86% gordura, 14% água, sem carboidrato.


É fundamental ler a lista de ingredientes dos alimentos.

Como sei que sou intolerante?

Por meio de exames clínicos ou bioquímicos.

A avaliação clínica é feita pelos sintomas apresentados após o consumo de alimentos que contenham lactose - dor abdominal, inchaço, gases, náusea, diarreia.


O teste de intolerância à lactose, é um exame de sangue em que a glicemia é medida a cada 30 minutos por um período de 2 horas após ingestão de um líquido com alto conteúdo de lactose. Para quem não é intolerante, a lactose é digerida e absorvida, aumentando os níveis de glicemia no sangue, enquanto que, quem é intolerante, não ocorre a digestão e absorção ou apenas uma parte, refletindo numa baixa variação ou nenhuma no aumento da glicemia sanguínea.


Preciso excluir os alimentos com lactose?

Não necessariamente.

Depende do seu nível de intolerância e das suas preferências alimentares. Têm pessoas que conseguem tolerar um copo de leite por dia, têm pessoas que não toleram nada.

É importante que seja avaliado, testado e acompanhado por um profissional de saúde.

Atualmente existe muitos alimentos que utilizam a enzima no processo de produção alimentar, assim como também existe a possibilidade de consumir a enzima lactase quando quiser consumir alimentos que contenham lactose.


Como é o processo de tornar os alimentos "sem lactose" pela indústria?

Da mesma forma que você pode consumir a enzima antes de consumir o alimento, as indústrias alimentares utilizam a enzima lactase no processo de produção, então, ao invés de conter o carboidrato duplo (dissacarídeo galactose+glicose), o alimento já vem com na forma de monossacarídeo, tanto que se você olhar no rótulo do produto, na parte de carboidrato/açúcares, irá encontrar separadamente a indicação de glicose e galactose.


Quem não tem intolerância pode comer alimentos zero lactose?

Poder pode, mas não faz sentido, e dois pontos que devem ser levados em consideração:


1. Se você não é intolerante e mantiver o consumo normal de lactose, seu organismo tende a continuar produzindo a enzima já que precisa fazer a digestão, porém se parar de consumir por um período prolongado de tempo, pode ser que seu organismo entenda que não exista mais a necessidade de produzir a enzima, e assim tornar-se intolerante no futuro.


2. Consumir alimentos "sem lactose", já estão digeridos na forma de monossacarídeos, prontos para a absorção, ou seja, já foi feito o trabalho que o seu intestino deveria fazer. Como o carboidrato já está disponibilizado em monossacarídeo ocorrerá absorção mais rapidamente, podendo impactar num aumento da glicemia sanguínea, claro que dependendo da quantidade e da composição da refeição ingerida. Pessoas com resistência à insulina ou diabetes devem ficar atentas.

Se você não é intolerante, não há motivos para consumir alimentos sem lactose.

Leite é um alimento completa com todos os macronutrientes, carboidratos, proteínas e gordura assim como vitaminas e minerais, e seu consumo está diretamente relacionado à ingestão de cálcio, mineral fundamental à formação e manutenção da estrutura óssea do organismo, e à ingestão de caseína, proteína de alto valor biológico, sendo fonte de aminoácidos essenciais. Os alimentos sem lactose tornam possível o consumo de leite e seus derivados sem causar qualquer desconforto ao organismo, permitindo a ingestão desses nutrientes que promovem maior saudabilidade.


Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários ou agende sua consulta ;)




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page