top of page

O que você precisa saber sobre aditivos alimentares quando opta por alimentos processados

ADITIVOS ALIMENTARES SÃO SUBSTÂNCIAS adicionadas aos alimentos para realçar seu sabor ou aparência, ou para conservá-los. Tente evitar os aditivos questionáveis ​​e dessa forma evitará muitos dos alimentos menos saudáveis. Abaixo estão algumas dicas sobre o que observar ao ler os rótulos dos alimentos.

Evite nitratos

Nitratos são conservantes usados ​​em muitas carnes processadas que podem produzir substâncias químicas possivelmente causadoras de câncer. Alguns exemplos incluem nitrato de sódio e nitrito de sódio que podem ser encontrados em alimentos como bacon, presunto, salsichas, carnes de almoço, peixe defumado e carne enlatada. Estudos demonstraram que há um risco aumentado de câncer de cólon, rim e estômago naqueles com maior ingestão de carne. Há também evidências modestas, de acordo com o National Cancer Institute, de que uma maior ingestão de nitrato pode aumentar o risco de câncer de tireóide e câncer de ovário entre as mulheres.


Consuma corantes artificiais com moderação

Os corantes artificiais são produtos químicos sintéticos que podem estar ligados à hiperatividade em crianças, câncer e reações semelhantes a alergias. Nos rótulos dos alimentos, você pode encontrar corantes artificiais como: Azul 1, Azul 2, Verde 3, Vermelho 3, Vermelho 40, Amarelo 5 e Amarelo 6. A coloração artificial está quase exclusivamente em alimentos de baixo valor nutricional, como doces, refrigerantes e sobremesas de gelatina. Certifique-se de escolher esses alimentos com moderação, como guloseimas, e não como substitutos de alimentos de naturais, como frutas e vegetais. Frutas e vegetais possuem cores naturais, o que significa que possuem vitaminas e minerais. Tenha cuidado com a cor carmim (~magenta). Esta é uma coloração natural derivada das conchas de um besouro de cores vivas. Pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas.


O glutamato monossódico, também conhecido como MSG, recebe injustamente uma má reputação

Apesar do que você pode ter ouvido, o MSG, também conhecido como glutamato monossódico, não é prejudicial para a exposição humana crônica a baixas doses. O MSG é um tempero que melhora o sabor e é usado há séculos. O glutamato é encontrado naturalmente em muitos alimentos, como molho de tomate, cogumelos, queijo parmesão e até leite materno. É conhecido como o quinto sabor, umami, e tem um sabor picante. Embora as alegações anedóticas de que o MSG tenha efeitos adversos tenham proliferado desde meados do século 20, nenhum estudo estabeleceu qualquer mecanismo aceito para danos. Uma revisão da literatura científica de 2019 na revista Food Science and Food Safety concluiu que as alegações que ligavam o MSG a uma variedade de doenças não tem fundamento.




O ácido ascórbico é benéfico

O ácido ascórbico pode parecer prejudicial, mas na verdade é outro nome para a vitamina C. Ele pode ser encontrado em alimentos como frutas secas. Muitas vezes é usado para mantê-lo fresco e colorido, já que tem características antioxidante.


Limite os aditivos encontrados em alimentos processados

É importante comer alimentos in natura para manter um boa saúde. A populações em geral deve tentar atingir o consumo de três a cinco porções de frutas e vegetais , de três a cinco porções de grãos integrais não processados ​​e de 150 a 210g proteínas magras, como carne fresca e peixe, todos os dias.


Há uma vantagem nos aditivos alimentares

Os conservantes nos permitiram manter os alimentos seguros para consumo por longos períodos de tempo. Alimentos fortificados com vitaminas e minerais, como folato, reduzem doenças e deficiências nutricionais. No mundo da nutrição, muito de uma coisa só não é bom, principalmente se for ultra-processado. Portanto, não há problema em comer alguns alimentos processados ​​com moderação. Mantenha o equilíbrio.




Fonte: Universidade de Ohio

bottom of page