top of page

O metabolismo realmente desacelera com a idade?

metabolismo

Muitas pessoas acreditam que, à medida que envelhecem, o metabolismo desacelera drasticamente, tornando mais difícil manter o peso. Mas será que isso é verdade?


Um estudo publicado na revista Science analisou o gasto energético de mais de 6.600 pessoas, de diferentes idades e estilos de vida, e trouxe um dado surpreendente: entre os 18 e 65 anos, o metabolismo se mantém relativamente estável!


Gasto total de energia x Idade

metabolismo

TEE = Total energy expenditure = Gasto total de energia ; Age = Idade (anos)

Ou seja, aquela ideia de que "meu metabolismo já não é mais o mesmo" pode não ser bem assim. Então, o que realmente muda ao longo dos anos?


  • Menos atividade física → O dia a dia fica mais sedentário, seja pelo trabalho, rotina ou pelo simples fato de nos movimentarmos menos do que antes.


  • Mudanças na composição corporal → A tendência natural é perder massa muscular e ganhar gordura, especialmente se não houver estímulo através da musculação ou outras atividades.


  • Alimentação → Muitas vezes, os hábitos alimentares não acompanham essa nova realidade. Se o gasto energético diminui, mas a ingestão continua igual (ou aumenta), o ganho de peso acontece.


Claro, após os 60-65 anos, há uma redução real do metabolismo basal, o que exige mais atenção para manter a saúde e a composição corporal. Mas até lá, o que define as mudanças no peso não é uma desaceleração metabólica inevitável, e sim a forma como nos alimentamos e nos movimentamos ao longo da vida.


Se antes a desculpa era "meu metabolismo desacelerou", agora já sabemos que o principal fator está no estilo de vida. Mover-se mais e ter uma alimentação equilibrada fazem toda a diferença!


E você, já culpou o metabolismo pelo ganho de peso?




Comments


bottom of page