top of page

Comer com atenção plena - um exercício para se reconectar com a comida

Comer é um hábito diário que envolve muitos processos automáticos. Podemos facilmente jantar e assistir televisão, enviar um e-mail ou conversar ao mesmo tempo. Quando fazemos isso, nos tornamos menos conscientes do processo de comer ou do sabor da comida. Podemos facilmente nos desconectar da experiência ou de nossas sensações de plenitude.


A alimentação consciente pode contribuir para um padrão de alimentação mais saudável e uma melhor relação com a comida. A atenção plena reduz o comer emocional e pode ajudar a contribuir para um peso mais estável. Como a alimentação consciente reduz a velocidade de comer, você satisfaz sua fome mais cedo e, assim, acaba comendo menos.


Neste exercício, você praticará comer algo despretensioso com toda a atenção - uma simples uva-passa. Todos os sentidos serão ativados. Simplesmente observe o que surge durante o processo.


Instruções

  1. Segure a passa em sua mão e dê toda a atenção. Sinta a textura com os dedos.

  2. Olhe para a uva passa com toda a atenção. Observe o jogo de luz através de todas as suas pequenas rugas.

  3. Cheire a passa. Encha suas narinas com o leve aroma doce. Observe o que pode acontecer em sua boca ou estômago enquanto você cheira.

  4. Coloque a passa na boca, mas não mastigue ainda. Observe como se sente em sua língua, como começa a amolecer e aquecer.

  5. Prove a passa, lenta e delicadamente, mastigando algumas vezes. Observe as sensações na boca e a evolução do paladar.

  6. Engula a uva passa assim que perceber conscientemente o desejo de fazê-lo e reserve um momento para segui-la mentalmente enquanto ela desce para o estômago.


O quê, se algo, te surpreendeu nesta experiência? O que você pode levar dessa experiência para o resto de suas refeições, hoje ou esta semana?


Tente fazer a mesma experiência com outros alimentos.




bottom of page