top of page

Como as tâmaras podem ajudar no trabalho de parto

Alguns estudos científicos têm mostrado que o consumo de tâmaras no final da gestação pode produzir resultados benéficos no trabalho de parto.
Alguns benefícios são:
  • aumenta as chances de início espontâneo do parto

  • diminui o tempo de entrega

  • reduz a necessidade de indução com uso de ocitocina ou prostaglandina


Num estudo (controlado) foi comparado mulheres que consumiram tâmaras na fase final do parto e as que não consumiram, e constataram que as mulheres que consumiram tâmaras tiveram dilatação cervical média mais alta e maior taxa de sucesso de indução natural do parto. Em outro estudo mostrou uma redução significativa na quantidade de sangramento na primeira hora após o parto.


Algumas possíveis explicações descritos pelos pesquisadores são:
  • Presença de compostos nas tâmaras imitam a ação da *ocitocina.

  • A tâmara é rica em ácidos graxos saturado e insaturado (tipos de gordura), que pode ser convertido em **prostaglandina.

  • A serotonina contida na tâmara pode contribuir para contrações do músculo liso.


{*ocitocina: é um hormônio produzido no hipotálamo que estimula a contração dos músculos uterinos e também aumenta a produção de prostaglandina, que aumentam ainda mais as contrações); **prostaglandina: tem efeito semelhante a um hormônios mas produzida localmente estimulando contrações uterinas e a indução do parto.}


Em qual período as tâmaras foram consumidas?

Durante as 4 semanas antecedentes ao parto.


Qual quantidade e tipo de tâmara foi utilizado nos estudos?

As quantidades variaram entre 60-100 gramas, o que seria equivalente 3 a 5 unidades dependendo do tamanho, e do tipo Medjool.


As tâmaras são ricas em carboidratos e potássio, e em menores quantidades em proteínas, ácidos graxos, vitaminas e minerais.

Sempre confira o rótulo pois algumas contêm adição de xarope de glicose o que não é recomendado, dê preferência para as naturais como as do tipo Medjool.


Ainda existe pouca literatura sobre este tema, porém se existe alguma chance de ajudar naturalmente por meio da alimentação, sem nenhum efeito colateral, porque não, né?!


Procurando cuidados profissionais durante sua gestação?





📚Refs DOI:

10.3109/01443615.2010.522267

10.1080/01443615.2017.1283304

10.1016/j.explore.2020.05.014

bottom of page