Parem de dizer a seus filhos que eles devem comer tudo que tem no prato!

Atualizado: mar 11

Eles se tornam adultos que não sabem reconhecer os sinais de saciedade. Quando se percebem, já estão num nível cheio e mesmo assim continuam comendo para não se sentirem culpados por deixar comida no prato.

Não trabalho com nutrição infantil porém esse é uma tema muito comum na maioria dos adultos que atendo. A dificuldade de respeitar os sinais de saciedade e fato de não conseguirem deixar comida no prato mesmo estando cheios.

Isso é tão problemático que esses mesmos adultos acabam replicando o que escutaram lá na infância por seu pais, agora para seus filhos, sem nem perceber.

Reflita se você consegue reconhecer seus níveis de saciedade, se consegue parar de comer e deixar o que resta no prato, como vc se sente o fazer isso, e se replica essa frase para seus filhos.

Algumas estratégias e pequenas mudanças que podem fazer a diferença:

  • Coloque menos quantidade no prato, e quando terminar, se ainda sentir fome, permita-se pegar mais.

  • Identificou os primeiros sinais de saciedade mas ainda tem comida no prato?
     
    Guarde pra mais tarde se estiver em casa. Peça pra levar se estiver no restaurante.

  • Compartilhe pratos com outras pessoas quando comer fora e souber que os pratos são bem servidos.

  • Preste atenção nos tamanhos de prato e tente não usar pratos muito grandes.
     
    Já reparou nos pratos de restaurantes por kilo? São enormes né! Isso é proposital. Se colocar a mesma quantidade que comeria em casa numa prato daquele tamanho, visualmente ficará estranho.

  • Trabalhar o mindset em relação a essa crença. Hoje vc não é mais criança, pode refletir e começar a praticar a consciência de que não precisa terminar o prato quando se sentir satisfeito. Evite o desperdício sempre que possível, porém haverá ocasiões que vai precisar deixar a comida no prato e está tudo bem. Não existe culpa nenhuma nisso.

Lembre-se que as crianças nascem com os sinais de fome e saciedade super ativos. Se esses sinais forem ignorados e a criança for forçada a comer além do que seu corpo lhe diz ser suficiente, pode ser difícil para ela regular a ingestão a partir de então.

O limitador deve ser a saciedade e não o prato vazio. Por isso, respeite-os quando disseram que não querem mais. E aprendam com eles a praticar e escutar seu corpo.

Dessa forma você estará contribuindo para que todos tenham uma melhor relação com a comida.

#fomeesaciedade #comerintuitivo #alimentacaoinfantil #nutricaoinfantil #comportomentoalimentar #escutarocorpo #sinaisinternos #mindset

0